QUESTÃO 5 - 1º EQ UERJ 2012


O chá, os fantasmas, os ventos encanados...

Nasci no tempo dos ventos encanados, quando, para evitar compromissos, a “gente bem” dizia
estar com enxaqueca, palavra horrível mas desculpa distinta. Ter enxaqueca não era para todos,
mas só para essas senhoras que tomavam chá com o dedo mindinho espichado. Quando eu via
aquilo, ficava a pensar sozinho comigo (menino, naqueles tempos, não dava opinião) por que é
que elas não usavam, para cúmulo da elegância, um laçarote azul no dedo...

Também se falava misteriosamente em “moléstias de senhoras” nos anúncios farmacêuticos
que eu lia. Era decerto uma coisa privativa das senhoras, como as enxaquecas, pois as criadas,
essas, não tinham tempo para isso. Mas, em compensação, me assustavam deliciosamente com
histórias de assombrações. Nunca me apareceu nenhuma.

Pelo visto, era isso: nunca consegui comunicar-me com este nem com o outro mundo. A não ser
através d’ O tico-tico e da poesia de Camões, do qual até hoje me assombra este verso único: “Que
o menor mal de tudo seja a morte!” Pois a verdadeira poesia sempre foi um meio de comunicação
com este e com o outro mundo.

MÁRIO QUINTANA
Mario Quintana: poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.



A não ser através d`O tico-tico e da poesia de Camões
A expressão em destaque torna a frase que ela introduz uma ressalva em relação ao que está enunciado anteriormente.
Essa ressalva evidencia que as leituras do poeta lhe davam a seguinte possibilidade:

(A) rever suas crenças arraigadas
(B) interagir com universos diferentes
(C) superar uma alienação do presente
(D) compreender a idealização da morte


Gabarito: B


Comentário da questão:

Na frase anterior à expressão "a não ser", o narrador diz que nunca conseguiu se comunicar "com este nem com o outro mundo", exagerando sua provável dificuldade de comunicação com as pessoas. A expressão "a não ser", porém, mostra que ele conseguiu se comunicar com outros mundos através de O tico-tico, uma revista ilustrada para crianças, e da poesia de Camões, de arte mais elaborada. A possibilidade de "interagir com universos diferentes", portanto, mostra o benefício que o poeta recebia de suas diversificadas leituras.


Eixo interdisciplinar: Estrutura e Sentido do Texto
Item do programa: Procedimentos de coesão
Subitem do programa: Relações lógico-semânticas de sequenciação
Objetivo: Identificar destaque específico produzido pelo emprego de um elemento coesivo.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.